Por Carolina Coroa
Quem tá em São Paulo já sabe que semana passada aconteceu o Casa de Criadores, evento celeiro de novos criadores comandado pelo empresário André Hidalgo, que está na sua 28ª Edição.
Oficialmente, a semana de desfiles do Casa começou dia 29, com Danilo Costa, Geraldo Couto, Rober Dognani, R. Rosner e Walério Araújo. Mas no domingo, tive a oportunidade de dar uma passada no Fashion Mob, a passeata democrática fashion, também comandada pelo André, e que está em sua segunda edição.
Pra quem nunca ouviu falar, o Fashion Mob é um evento gratuito com o objetivo de democratizar a moda e dar espaço e oportunidade pra quem se interessa e cria moda mostrar seu trabalho. É bem simples, quem quiser participar se inscreve (de graça!) e aparece no dia do evento pra desfilar sua coleção e ainda pode concorrer a uma vaga no line up da próxima edição do Casa! Quer mais democratização que isso?
Foto: Felipe Abe (http://www.felipeabe.tumblr.com/)
E foi assim, com um dia super ensolarado, de baixo de um calor de 35 graus e ao som dos sets montados pelos Djs convidados que São Paulo recebeu a segunda edição do Fashion Mob. Os 70 e poucos criadores que se apresentaram e apareceram, desfilaram suas coleções na rua mesmo, saindo do Largo do Arouche em direção ao Parque da Luz, centro da cidade. Estilistas e modelos vão chegando, formando uma fila e saem marchando cercados de amigos, fotógrafos e muitos, muitos curiosos. No começo fica um pouco confuso, mas quando a fila anda, a gente começa a entender e entrar no clima da festa.
E teve de tudo: coleções de um look só, coleções de protesto, estampas, performance, moda infantil, streetwear... Tudo de uma vez só, tudo ao mesmo tempo! E no final, as coleções ainda passam pelo rápido olhar dos jurados, entre eles Lilian Pacce e Constanza Pascolato. O grande vencedor da segunda edição do Fashion Mob, foi o estilista carioca Thiago, que apresentou uma coleção geométrica e super bem construída em preto e tons de bege, com inspiração na cultura egípicia.
Foto de Felipe Abe e um dos looks da coleção de Thiago Schynider
Prêmios a parte, achei que a proposta do Fashion Mob é super válida. Talvez seja um pouco confuso olhar mais de 70 criadores, conhecer suas histórias, prestar atenção em suas coleções... talvez ainda fique aquele clima de bagunça no ar, mas o que encontrei ali foi realmente o que esperava: uma espécie de celebração para a liberdade de expressão da moda, jovem, urbana e contemporânea. Um espaço que podemos realmente fazer uso e que pode e deve inspirar criadores no Brasil inteiro a expor seus trabalhos!
Fotos: Felipe Abe (www.casadecriadores.uol.com.br/2010/11/fashion-mob-por-felipe-abe)
Carolina Coroa - 23 anos, paraense, morando em São Paulo. Cursando o Master Fashion MKT and Coomunication, no Istituto Europeo di Design. Publicitária, Bacharel em moda, Designer gráfico e apaixonada por graffite, ilustração, livros, filmes antigos, e pelos bonequinhos que desenha.
@carolinacoroa
0 comentários:
Postar um comentário