sábado, setembro 18, 2010

Esmaltes Hipoalergênicos

Algumas pessoas – como eu – sofrem de alergia a esmaltes comuns. Normalmente a reação costuma ser de contato com os dedos na face provocando coceira, descamação, vermelhidão ou inchaço das pálpebras(este último o meu caso).
Porém, antes de começarmos a falar de marcas, é preciso entender que um produto que se diz hipoalergênico, seja ele qual for, não é um item isento de desencadear uma reação alérgica em um indivíduo sensível. Este tipo de produto é formulado de maneira a minimizar estas reações, por isso é sempre muito importante ler atentamente as embalagens de tudo para verificar quais são os componentes da fórmula, identificando se você é sensível a algum deles.
Para a maioria das pessoas a alergia decorre da presença de dois componentes na fórmula: formaldeído e tolueno. Há algum tempo atrás não era fácil encontrar esmaltes sem essas substancias, mas hoje em dia já é possível.

Além de saber as substâncias, preste atenção aos avisos que o seu corpo está dando: não é porque você usa esmalte nas mãos e nos pés que os sintomas aparecerão nestes locais. Quando você perceber qualquer sinal de que algo não vai bem, interrompa o uso do produto que você suspeita, pois o mesmo poder estar causando uma alergia e procure orientação médica.
Por conta da alergia, adquiri o hábito de ler os rótulos dos esmaltes para saber se tinham ou não os componentes que me causam alergia. Para evitar estes transtornos segue abaixo as opções nacionais de esmaltes hipoalergênicos:
Impala hipoalergênica – a marca oferece base e algumas cores de esmaltes. Eu acho que o problema da linha é a falta de variedade. Há somente as cores mais “batidas”: um vermelhão, um branquinho, um café… O preço é um pouco mais caro comparado aos demais esmaltes de farmácia, mas a durabilidade compensa. A solução removedora de esmaltes também é ótima e hipoalergênica. Risqué  – a linha de tratamento de unhas nas versões DNA nails e reestruturadora não tem formaldeido na composição. Vi que a marca tem esmaltes hipoalergênicos também, mas nunca testei… Argento – marca nacional vendida em lojas especializadas. Não costumam ser caros, mas a durabilidade deixa a desejar. Também não conta com muitas cores. Colorama – a marca estranhamente não faz propaganda disto, mas já retirou a substâncias de seus esmaltes. A desvantagem é que agora parecem durar menos nas unhas. Por outro lado, traz várias opções de base e de cores.  Entre os importados a grande maioria não contém formaldeído e tolueno. As mais famosas sãos: Artdeco, Revlon, Givanchy, Mavala, O.P.I, Essie, China Glaze, L’Oreal e muitas outras, basta apenas conferir o rótulo.   Revlon – adoro as cores da linha que são bem diferentes. A durabilidade é satisfatória. O preço um pouco mais alto com relação aos esmaltes pode ser compensado pelo fato de vir mais produto do que nos esmaltes convencionais (15 ml conta 7.5 dos esmaltes comuns).
Espero que este post ajude outras alérgicas como eu! Gostaria de ouvir sugestões de marcas e produtos hipoalergênicos de vocês.

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito da matéria, é bom saber que tem outras pessoas com o mesmo problema, antes eu cheguei a pensar que fosse a alguma comida. Meus olhos incham, meu pescoço e meu queixo ficam vermelhos.
Não sabia que tinha no mercado marcas tradicionais sem essas substancias causadoras da alergia, foi ótimo porque fiquei por dentro de mais opção de compras.MARY, ARACAJU-SE

Janaína disse...

Oi Mary
Que bom compartilhar essas informações com vc. Eu passei um bom tempo sem pintar as minhas unhas porque não encontrava opções legais de cores. Depois que meu oftalmogista me disse quais as substâncias nocivas eu passei a procurar nos rótulos e percebei que muitas marcas nacionais não as possuiam...e o pior, não divulgam!!! Beijos!

Postar um comentário